MOTOFRETISTA NO DF

O serviço de entregas rápidas utilizando veículos de duas rodas, motorizados, denominado motoboy, surgiu no Distrito Federal em meados dos anos 80 através de mobiletes, cresceu de forma significante nos anos 90, destaque e progresso só veio na ultima década com o surgimento do Sindicato dos Motociclistas Profissionais do Distrito Federal, no ano de 1996, foi fundada a primeira Associação dos Motoqueiros do Distrito Federal e Entorno, por diretores do SINDMOTO/DF (Sindicato dos Motociclistas Profissionais do Distrito Federal), Registro Sindical expedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, no ano de 2001, concedido diante da legitimidade da representação da categoria, e com este reconhecimento pelo órgão governamental responsável, em 2001 foi apresentada no Senado Federal pelo então Senador Mauro Miranda o Projeto de Lei nº. 6302, que reconhecia o trabalhador motociclista como um profissional de categoria diferenciada, em prol do reconhecimento fizemos varias mobilizações em frente do Senado Federal e Congresso Nacional, em manifestações pacíficas buscando a regulamentação chegamos a atingir mais de dois mil trabalhadores em duas rodas reivindicando o direito de serem reconhecidos como profissionais, após muitas discussões, desentendimentos  e impedimentos foi dirimido os impasses  e aprovada em 29 de julho de 2009, dando origem a Lei Federal 12.009/2009, nossa categoria espera a anos por este reconhecimento, o Distrito Federal reconheceu e Regulamentou o trabalhador através da autorização  do DETRAN/DF, seguindo as resoluções do CONTRAN Nº.  356 e Nº.  410.

Advertisements

One comment on “MOTOFRETISTA NO DF

  1. Boa noite meu nome é Fernando, quero saber porque cancelaram a salubridade dos motofretistas tive um grande gasto com curso ,e mais coloquei na carteira certinho e agora cacetaram a periculosidade e detalhe sou fichado como motoboy e descontados todos os impostos impostos pelo sindi moto df e agora cancelaram a salubridade de 30 %….
    e agora vocês tem a dizer,sei que nos motofretistas não estamos sozinhos contamos com vocês para regularizar essa situação e que faça com que eles pagam esses retroativos desse mês grato e fico no aguardo sei que não estamos só.contamos com vc’s

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s